000 | 02805nam a2200289 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 14022 | ||
010 |
_a9789896590697 _doferta |
||
021 |
_aPT _b316 987/2010 |
||
090 | _a14022 | ||
100 | _a20221004 pory50 | ||
101 | 0 | _afre | |
102 | _aPT | ||
200 | 1 |
_aPsicologia da Comunicação e Persuasão _eTeorias e Aplicações _fClaude Chabrol, Miruna Radu _gtrad. Maria João Batalha Reis |
|
210 |
_aLisboa _cInstituto Piaget _d2010 _gGráfica Manuel Barbosa & Filhos, Lda. |
||
215 |
_a361, [2] p _d24 cm |
||
225 | 0 |
_aEpigénese, desenvolvimento e psicologia _fAntónio Oliveira Cruz _v102 |
|
320 | _aBibliografia, p. 301-349 | ||
330 | _aComunicar para persuadir, ou resistir à persuasão, pressupõe um verdadeiro saber quer seja nos setores da publicidade, da prevenção, dos média ou da política. Na verdade, são necessários conhecimentos para produzir discursos, analisá-los e calcular-lhes os efeitos possíveis no recetor. Atualmente, os principais trabalhos de investigação em psicologia da comunicação persuasiva inspiram as principais revistas profissionais de marketing e de publicidade e uma grande parte das campanhas de sensibilização nos domínios da saúde e dos riscos rodoviários. Desde a época heroica da Escola de Yale, cujos trabalhos pioneiros traziam o cunho da propaganda da Segunda Guerra Mundial prolongado pela da guerra fria, o tom deslocou-se progressivamente do mito do produtor todo poderoso para o recetor pensante. Este já não é um verdadeiro alvo manipulado, mas quase um estratega que de facto escolhe, ou não, expor-se em função dos seus objetivos e tratar, de forma aprofundada ou superficial, as mensagens que lhe chegam em permanência, em função do contexto social, dos seus objetivos e naturalmente dos seus conhecimentos, motivações, capacidades e juízos metacognitivos. Nesta preciosa obra, encontramos uma síntese da investigação realizada em comunicação persuasiva. A sua originalidade está na reunião dos principais resultados dos atuais estudos em psicologia social da persuasão, em pragmática filosófica e análise de discurso para os colocar à disposição de todos aqueles que pretendem compreender, agir ou resistir, isto é, comunicar, porque, de facto, estes desafios tanto estão presentes na conversa comum como nos discursos mediáticos. | ||
606 | _aPsicologia diferencial. Psicologia genética. | ||
606 | _aDesenvolvimento mental nos seres humanos. | ||
608 | _aPsicologia do desenvolvimento. | ||
675 |
_94982 _a159.922-053.2 _v2ª edição _zpor |
||
700 | 1 |
_aChabrol _bClaude _4070 [Autor] |
|
701 | 1 |
_919601 _aRadu _bMiruna _4070 |
|
702 | 1 |
_919830 _aReis _bMaria João Batalha _4730 |
|
801 | 0 |
_aPT _bBMPR _gRPC |
|
942 |
_n0 _cMON |