000 02805nam a2200289 4500
001 14022
010 _a9789896590697
_doferta
021 _aPT
_b316 987/2010
090 _a14022
100 _a20221004 pory50
101 0 _afre
102 _aPT
200 1 _aPsicologia da Comunicação e Persuasão
_eTeorias e Aplicações
_fClaude Chabrol, Miruna Radu
_gtrad. Maria João Batalha Reis
210 _aLisboa
_cInstituto Piaget
_d2010
_gGráfica Manuel Barbosa & Filhos, Lda.
215 _a361, [2] p
_d24 cm
225 0 _aEpigénese, desenvolvimento e psicologia
_fAntónio Oliveira Cruz
_v102
320 _aBibliografia, p. 301-349
330 _aComunicar para persuadir, ou resistir à persuasão, pressupõe um verdadeiro saber quer seja nos setores da publicidade, da prevenção, dos média ou da política. Na verdade, são necessários conhecimentos para produzir discursos, analisá-los e calcular-lhes os efeitos possíveis no recetor. Atualmente, os principais trabalhos de investigação em psicologia da comunicação persuasiva inspiram as principais revistas profissionais de marketing e de publicidade e uma grande parte das campanhas de sensibilização nos domínios da saúde e dos riscos rodoviários. Desde a época heroica da Escola de Yale, cujos trabalhos pioneiros traziam o cunho da propaganda da Segunda Guerra Mundial prolongado pela da guerra fria, o tom deslocou-se progressivamente do mito do produtor todo poderoso para o recetor pensante. Este já não é um verdadeiro alvo manipulado, mas quase um estratega que de facto escolhe, ou não, expor-se em função dos seus objetivos e tratar, de forma aprofundada ou superficial, as mensagens que lhe chegam em permanência, em função do contexto social, dos seus objetivos e naturalmente dos seus conhecimentos, motivações, capacidades e juízos metacognitivos. Nesta preciosa obra, encontramos uma síntese da investigação realizada em comunicação persuasiva. A sua originalidade está na reunião dos principais resultados dos atuais estudos em psicologia social da persuasão, em pragmática filosófica e análise de discurso para os colocar à disposição de todos aqueles que pretendem compreender, agir ou resistir, isto é, comunicar, porque, de facto, estes desafios tanto estão presentes na conversa comum como nos discursos mediáticos.
606 _aPsicologia diferencial. Psicologia genética.
606 _aDesenvolvimento mental nos seres humanos.
608 _aPsicologia do desenvolvimento.
675 _94982
_a159.922-053.2
_v2ª edição
_zpor
700 1 _aChabrol
_bClaude
_4070 [Autor]
701 1 _919601
_aRadu
_bMiruna
_4070
702 1 _919830
_aReis
_bMaria João Batalha
_4730
801 0 _aPT
_bBMPR
_gRPC
942 _n0
_cMON