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A educação como Projecto : desafios de cidadania / coord. Emanuel Oliveira Medeiros

Autor Medeiros, Emanuel Oliveira Idioma Português. País Portugal. Publicação Lisboa : Instituto Piaget, 2010 Descrição 139, [3] p ; 24 cm Coleção Horizontes pedagógicos / António Oliveira Cruz , 155 ISBN 9789896590673 Resumo Os diversos projectos educativos só encontram sentido se forem pensados, desenvolvidos e avaliados à luz da Filosofia da Educação. O verdadeiro projecto educativo não tem um objetivo instrumental mas uma finalidade antropológica. Educação, Cidadania e Projeto implicam-se mutuamente e devem configurar a pessoa que numa dinâmica de acção reflexiva participa na Polis, de modo construtivo, crítico e prudencial. A pessoa é o agente responsável pela educação, cultura e cidadania. As questões da cidadania, transversais ao currículo do Ensino Básico e Secundário, nesta fase do sistema educativo em Portugal, exigem uma reflexão filosófica que esteja para além das contingências do tempo, embora se situe no horizonte da vivência e compreensão reflexiva e crítica da contemporaneidade educacional. A cidadania é intervenção mas talvez seja, antes de tudo, hermenêutica que interpela o sentido da acção de cada pessoa em concreto e das dinâmicas nas diferentes Instituições Educativas. Nome comum Educação
Teoria e filosofia da educação
CDU 37.01
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Monografia Adultos (piso adulto) (A) 37.01 MED edu Disponível 0013248

Bibliografia, p.138

Os diversos projectos educativos só encontram sentido se forem pensados, desenvolvidos e avaliados à luz da Filosofia da Educação. O verdadeiro projecto educativo não tem um objetivo instrumental mas uma finalidade antropológica. Educação, Cidadania e Projeto implicam-se mutuamente e devem configurar a pessoa que numa dinâmica de acção reflexiva participa na Polis, de modo construtivo, crítico e prudencial. A pessoa é o agente responsável pela educação, cultura e cidadania. As questões da cidadania, transversais ao currículo do Ensino Básico e Secundário, nesta fase do sistema educativo em Portugal, exigem uma reflexão filosófica que esteja para além das contingências do tempo, embora se situe no horizonte da vivência e compreensão reflexiva e crítica da contemporaneidade educacional. A cidadania é intervenção mas talvez seja, antes de tudo, hermenêutica que interpela o sentido da acção de cada pessoa em concreto e das dinâmicas nas diferentes Instituições Educativas.

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